domingo, 7 de novembro de 2010

Constantin Chiriac

UAU!!!!!! É a melhor interjeição que expressa a minha admiração quando o senhor Chiriac começou a falar nos seus projectos. Afinal há quem trabalhe seriamente e profissionalmente na Roménia ao contrário do que disse um dos meus colegas generalizando um pequeno grupo de trabalhadores de uma classe mais baixa/menos abastada.
O Festival Nacional de Teatro de Sibiu e o seu director são o melhor exemplo. Constantin Chiriac é um homem culto, inteligente, profissional e empreendedor que conseguiu transformar uma comunidade numa cidade cultural. Projectos, incentivos e patrocínios não lhe faltam. Pergunto-me a mim mesma se este homem alguma vez poderá ter descanso ou férias. Todavia acho que o facto de poder ouvir e ver tantos espectáculos e de tamanha qualidade é uma espécie de recompensa que lhe dará algum descanso.
Depois de se apresentar propôs cursos, mestrados, bolsas de estudo e projectos onde cada um nos (tradutores) poderá trabalhar com a sua equipa no Festival em Sibiu. Para mim, em particular, e para todos os que estavam no nosso encontro, em geral, esta foi a melhor proposta que tivemos até agora. Era visíve a expressão de espanto na cara de cada um de nós.Para além disso ainda nos propôs que trabalhássemos com ele no festival assumindo um papel de agente teatral, i.e., que cada um de nós elegesse um dramaturgo contemporâneo do nosso país de origem para trabalharmos em conjunto. ÓPTIMO!!!!!
Constantin Chiriac vai estar em Junho no Festival de teatro em Almada com a sua equipa!!!!!


La revedere!

Sem comentários:

Enviar um comentário