segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ultimamente, mais do que em qualquer outro momento, tenho sentido uma vontade irrequietante de ouvir fado.
Será este um sentimento originado pela distância que me separa de Portugal ou será este o sentimento de ser português?
Afinal o que significa mesmo a palavra "saudade"?
O seu significado etimológico remete-nos ao latim "solitate" que se modificou ao longo do tempo até ao termo de hoje em dia "saudade". Pois será a saudade um sentimento ligado à solidão? Talvez no meu caso a palavra saudade derivada da solidão tenha mais significado do que a palavra saudade como falta de algo. Apesar de sentir muito a falta de todo o meu dia-a-dia e de tudo o que se passava durante esse tempo acho que me sinto bastante sozinha fora de Portugal e principalmente na Roménia. A verdade é que apesar de todas as novas experiências que tenha tido até agora não me consigo separar da música portuguesa e de todo o sentimento que ela requer... será este um sentimento que deriva da minha nacionalidade? Sinceramente não me parece que apenas o povo português seja capaz de ter semelhante sentimento. Todas as línguas têm um equivalente mais ou menos semelhante, depende, mas saudade penso que todo o ser humano poderá senti-la de semelhante forma!

2 comentários:

  1. Irina!

    andas pela Roménia? lá voltaste... ;)
    realmente Bucareste não é a urbe mais bela para se viver...muito caótica muito cinza...mas as imagens do sítio onde estás são lindas!

    é estranho como alguns símbolos da nossa terra nos afectam quando estamos longe, mesmo sem sermos patriotas assumidas... em espanha ouvia imenso madredeus...zeca afonso...e algumas pequenas coisas que me faziam lembrar casa, despertavam um certo carinho...gostei muito desse sentimento...estava a gostar de estar fora mas sentia ter raízes.

    Quanto mais te ficas por aí?

    Quando voltares tens de vir uns dias a Évora, ao meu ninho!

    tenho saudades tuas!

    dias muito bons para ti!

    Nídia

    ResponderEliminar
  2. OLÁ!!!!!

    Sim sempre voltei :)
    Vou ficar-me até ao final deste mês, cheguei em Outubro com uma bolsa de tradução de 2 meses. É pouco tempo mas já dá para ter uma outra ideia da Roménia e estou a gostar muuuuito de cá estar fe facto onde estou é uma maravilha! O problema é estar tão longe de casa, tenho vontade de ir a casa nem que seja um fim-de-semana mas em breve voltarei a minha rotinasinha portanto...
    Fica prometida uma visita ao teu minho, talvez quando estiver um pouco mais de calor e quando tiver os pensamentos e os projectos um pouco mais definidos.

    Também tenho saudades de umas belas conversas nocturnas inacabáveis...

    beijo grande e um abraço apertado

    ResponderEliminar