segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Paisagens de Mogosoaia




O Palácio de Mogosoaia é um lugar que possibilita o descanso. Todo o palácio está rodeado por uma paisagem lindíssima e agradável. Ao fim-de-semana aparecem algumas visitas das redondezas e pessoas de fora para ouvirem música clássica ou para verem uma das exposições do palácio. Mesmo assim ainda se consegue algum sossego no interior do palácio. Os pássaros são uma presença constante assim como os cães esfomeados.  E com tudo isto existe um expressão Bucurestiana, "Queres fazer uma cidade sem cães?", onde se exprime a constante presença dos animais caninos e a impossibilidade de alguma vez deixarem de fazer parte da cidade, é inevitável! Tal como é inevitável deixarmos de pensar nos romenos apenas como um grupo/povo/etnia de ciganos! Nem todos os romenos são ciganos, pode haver uma grande percentagem de ciganos a viver na Roménia mas isso não quer dizer que possamos generalizar, alias, NÃO SE PODE GENERALIZAR!!! Neste mês passado conheci pessoas tão ou mais interessantes do que muitas das pessoas que conheço em Portugal. Para além disso vieram ao meu encontro sem nenhum tipo de desconfiança ou preconceitos. Eu, contaminada pelos preconceitos e histórias absurdas que se ouvem em Portugal sobre os romenos, não me senti tão à-vontade como as pessoas que estavam à minha frente. Ainda me sinto desolada por me comportar deste modo desde o início da minha curta estadia aqui mas esforço-me para mudar a minha atitude e a mentalidade portuguesa em relação aos romenos.



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Mas que bem finalmente as tais fotos tão esperadas! Não há nada como viajar e ver com os próprios olhos as outras culturas não é? Então e olha lá a cena dos cães se afastarem das pessoas com medo que os comam é mito ou é mesmo realidade? Bjs e Diverte-te =O)

    ResponderEliminar
  3. É mito, claro! Eles afastam-se das pessoas porque lhes batem tal como fazem em Portugal. Nada de mais, têm fome, têm medo dos carros porque na maior parte das vezes morrem por atropelamento.Assim é!
    Tenho mais fotos mas são na maioria fotos de prédios e de fachadas nao sei se gostas muito...

    ResponderEliminar